MBA vai ao cinema! Parte 2!

Gosta de filmes? Gosta de aprender? Então aproveita a segunda parte do MBA vai ao cinema!
Picture of Equipe MnP
Equipe MnP

Audrey Hepburn, uma das atrizes mais icônicas dos anos 1950, disse que tudo que ela havia aprendido fora pelos filmes. Não posso dizer o mesmo, mas o cinema e as séries de TV me influenciaram muito na vida pessoal e profissional. A ponto de eu me espelhar em algum personagem em situações específicas, como entrevistas de emprego e negociações.

Mais uma vez, o MBA na Prática vai em busca de sugestões para você se divertir e aprender sobre o mundo de negócios.

O Homem que mudou o jogo

O filme: Baseado na história real de Bill Beane, ex-jogador e dirigente do Oakland Athletics. Ele foi pioneiro no uso de dados para tomar decisões sobre o time em 2002, quando todos os colegas usavam o instinto e o “olho” para seleção de jogadores.

A aula: O livro é uma aula de Data Science: o que é, como usar e – o principal – como convencer uma empresa ou mercado de que o uso dos dados pode fazer uma enorme diferença. O protagonista sofre uma pressão enorme para largar essas bobagens de dados e se apoiar apenas no que, historicamente, sempre funcionou. Mas atenção! Isso não significa que o instinto ou o “olho” esteja errado! Eles se complementam.

Um dos meus trechos favoritos: Quando Peter Brand (Brad Pitt) explica para Bill Beane (Jonah Hill), na garagem, por que o jeito tradicional de comprar jogadores não é adequado. Não é apenas o conhecimento, mas como o rosto de Brand se ilumina ao falar.

Fome de Poder

O filme: Michael Keaton arrasa neste filme sobre a transformação do McDonalds na maior franquia do mundo. A empresa, que começou com uma única unidade em San Bernardino, Califórnia, foi fundada por dois irmãos, que revolucionaram o modo de fazer hambúrgueres.

A aula: O filme inteiro é uma aula, mas são dois os principais pontos. Primeiro: traz a discussão entre ser dono e ser rei, já feita no livro O Dilema do Fundador, de Noam Wasserman. Você quer ser rico e ceder parte do seu poder? Ou quer receber menos, mas manter sua influência total? O segundo ponto é sobre a área de processos e operações. Os irmãos McDonald’s encantavam pela eficiência de sua lanchonete. E isso não era por acaso. Quando o serviço começou a crescer, o que já era bom precisou ser melhorado.

Um dos meus trechos favoritos: Sem dúvida, a cena da quadra de tênis. Eles usam uma quadra para desenhar e simular, em tamanho real e sem computador, várias opções de layout e processos para aumentar a eficiência do negócio.

Piratas do Vale do Silício

O filme: Muito antes do iPhone e de Steve Jobs virar um ícone da comunicação mundial, o filme foi lançado para contar um pouco da história da criação da Apple e da Microsoft.

A aula: há muita coisa romanceada, claro, mas o filme é bem fiel à história. Para a Gestão de Pessoas, mostra o estilo de gestão de Bill Gates e Steve Jobs, o perfil de quem trabalha na área. No empreendedorismo, ilustra a garra dos dois e seus amigos e um pouco do relacionamento com investidores. O filme vai até a saída de Jobs da Apple e apresenta as consequências de uma cultura corporativa baseada nos fundadores. E, como bônus, mostra que todo mundo rouba de todo mundo…

Um dos meus trechos favoritos: O filme é todo bom e difícil de escolher uma cena específica. Mas, se é pra selecionar uma, vou ficar com a da reunião da Microsoft com a IBM para a venda da primeira versão do DOS.

Um Senhor Estagiário

O filme: Bem Whittaker, um viúvo de 70 anos (Robert de Niro) busca o que fazer para sair da chatice da aposentadoria e se depara com uma oferta de estágio em uma startup, chefiada por Jules Ostin (Anne Hathaway). É uma comédia cheia de momentos de afeto!

A aula: A necessidade de dedicação do fundador de uma startup é um tema central aqui. Entretanto, tudo tem uma consequência. E há momentos em que precisamos escolher entre o sucesso e a família. Ou também entre o poder e a família. Outro ponto interessante, que faz a parte da comédia, é a diferença entre as gerações e o ensinamento é a necessidade de cada uma aprender com o outro: todos têm algo a oferecer.  

Um dos meus trechos favoritos: Qualquer um em que Ostin conversa com os colegas sobre comportamento. Divertidíssimos!

Mensagem para você

O filme: Os mais jovens não vão entender um mundo em que não verificávamos mensagens no meio da rua e em que o computador dizia “Email para você”! Mas o filme não é só isso: é a história de duas pessoas (Meg Ryan e Tom Hanks) que começam a conversar anonimamente pelo e-mail e vão se tornando grandes amigas. O problema é que, no mundo “real”, eles são concorrentes e se odeiam.

A aula: O filme é uma aula sobre concorrência, mercado de nicho e estratégia. Enquanto a personagem de Meg Ryan possui uma pequena loja de livros infantis, Tom Hanks é dono de uma mega livraria. As decisões corporativas – e emocionais – de ambos são ótimas para o aprendizado. Além disso, mostra a perda da humanização dos serviços – o trecho abaixo é o melhor exemplo disso.

Um dos meus trechos favoritos: É um momento meio triste… quando Ryan vai à loja de Hanks e ajuda a cliente a achar um livro.

Prepare a pipoca e vamos para os filmes! Depois, aproveite para dar uma olhadinha na primeira parte da lista neste link!

Mais sobre

Gosta de filmes? Gosta de aprender? Então aproveita a segunda parte do MBA vai ao cinema!
Quando você estava na escola, já ficou chutando um número para sua prova final manualmente para descobrir o quanto faltava para você passar? Pois é, o Excel faz isso automaticamente para você!
A vida com o Excel fica mais fácil no trabalho e em casa. Conheça o mínimo que você precisa saber desta grande ferramenta para fazer bonito numa entrevista de emprego!
Além do preço e das condições de uma negociação, onde podemos errar? Ah.... em várias coisas... e muitas estão dentro de nós.